A Câmara Municipal de Castilho realizou na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, a 40ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, com duração de 31 minutos, presença dos 11 vereadores e aprovação unânime de três projetos enviados pelo Executivo, além de uma indicação voltada à segurança viária no Bairro Laranjeira. #camara municipal de castilho
Gostou do tema? Nos siga no FACEBOOK, no INSTRAGRAM e se inscreva no nosso canal do YOUTUBE.
Composição completa da 18ª Legislatura 2025/2028
Participaram da 40ª sessão ordinária todos os vereadores eleitos para a 18ª Legislatura (2025/2028) da Câmara Municipal de Castilho:
- Ademar Onorio Ribeiro (PP)
- Alexandre Lourenço Borges (PSB)
- Cristinei da Silva – Arapa (União Brasil)
- Daniel Batista de Oliveira (MDB)
- Itamar Vieira dos Santos (PSB)
- João Paulo de Souza Nogueira – João do Espeto (Avante)
- João Paulo Soares de Araújo (PP) – presidente
- Odair de Oliveira Souza – Odair do Caminhão (PP)
- Sebastião Reis de Oliveira (União Brasil)
- Severino Marcos dos Santos (MDB)
- Valéria Aparecida Benedito Fávero (PP)
A sessão foi aberta pelo presidente João Paulo Soares de Araújo, que convocou os vereadores a tomarem assento no plenário e solicitou o registro de presença no sistema eletrônico. Verificado o quórum, ele declarou aberta a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castilho, pedindo a proteção de Deus para o início dos trabalhos. #camara municipal de castilho
Em seguida, João Paulo convidou a vereadora Valéria Fávero para a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, conforme o costume da Casa.
Leitura bíblica abre os trabalhos da 40ª sessão

Atendendo ao convite do presidente, a vereadora Valéria Aparecida Benedito Fávero realizou a leitura de um trecho do Evangelho de São Mateus, capítulo 8, versículos de 5 a 11. A passagem narra o encontro de Jesus com um oficial romano que intercede pela cura de seu empregado, destacando a fé do centurião ao afirmar que bastaria “uma só palavra” para que o doente ficasse curado.
O texto bíblico ressalta a confiança na palavra de Jesus e termina com a promessa de que muitos virão do Oriente e do Ocidente para se sentar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó. Ao fim da leitura, Valéria proclamou: “Palavra da salvação”.
Após o momento religioso, o presidente abriu inscrições para o uso da tribuna no expediente, mas não houve manifestações naquele instante, o que fez a sessão avançar diretamente para o prolongamento do expediente.
Leitura de projetos do Executivo e documentos oficiais
No prolongamento do expediente, o 1º secretário Itamar Vieira dos Santos fez a leitura de todos os documentos que deram entrada na Câmara.

Entre eles, três projetos do Poder Executivo se destacaram:
- Projeto de Lei do Executivo nº 97/2025 – Institui o Programa “Natal Premiado – Comércio Valorizado” no município de Castilho, com o objetivo de incentivar o comércio local por meio de campanha promocional de fim de ano.
- Projeto de Lei do Executivo nº 98/2025 – Dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 3.473/2025 e dá outras providências, promovendo ajustes em legislação já aprovada
- Projeto de Lei do Executivo nº 99/2025 – Autoriza a abertura de crédito adicional especial para atendimento à Lei Complementar nº 14.399/2022, conhecida como Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), permitindo a correta execução dos recursos culturais no município.
Além dos projetos, Itamar também leu:
- Indicação nº 224/2025, de autoria do vereador Cristinei da Silva – Arapa, que pede a instalação de redutor de velocidade na Rua Almirante Barroso, altura do nº 946, Bairro Laranjeira.
- Ofício nº 91/2025, da Presidência, encaminhando requerimentos e indicações anteriormente aprovados.
- Ofício nº 92/2025, também assinado pelo presidente João Paulo Araújo, remetendo autógrafos de projetos já aprovados (PL 95/2025 e PL 63/2025) ao Executivo para sanção.
- Comunicados do prefeito Paulo Duarte Boaventura, registrando o envio de novos projetos e a promulgação de leis municipais.
Os três projetos de lei lidos foram anunciados pelo presidente como matérias que retornariam na ordem do dia para discussão e votação. #camara municipal de castilho
Indicação 224/2025: redutor de velocidade na Rua Almirante Barroso

A Indicação nº 0224/2025, apresentada formalmente pelo vereador Cristinei da Silva – Arapa (União Brasil), tem o seguinte teor oficial, conforme documento em papel timbrado da Câmara:
“Dispõe sobre instalar redutor de velocidade na Rua Almirante Barroso, Bairro Laranjeira.”
Na proposição, Arapa pede que seja oficiado o prefeito Paulo Duarte Boaventura para, por meio do departamento competente, estudar a possibilidade de instalação de um redutor de velocidade na Rua Almirante Barroso, na altura do nº 946, Bairro Laranjeira. #camara municipal de castilho
Na justificativa, o parlamentar relata que a iniciativa atende pedido dos moradores, que afirmam estar sofrendo com veículos transitando em alta velocidade no local. Eles temem a ocorrência de acidentes, especialmente pela presença de residências na via e pelo risco a pedestres. #camara municipal de castilho
A indicação finaliza ressaltando a urgência da medida e a expectativa de que o Executivo atue com “presteza e compromisso”. A data do documento é 25 de novembro de 2025, e está assinada como:
CRISTINEI DA SILVA – Vereador
Atas da 39ª ordinária e 8ª extraordinária aprovadas
Encerrada a leitura do expediente, o presidente João Paulo anunciou a leitura das atas de sessões anteriores, as atas não foram lidas, apenas colocadas em votação:
- Ata da 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castilho;
- Ata da 8ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Castilho.
Em ambos os casos, João Paulo colocou as atas em votação, não havendo manifestações contrárias ou pedidos de retificação. As duas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes.
Com a aprovação das atas, o presidente declarou aberta a ordem do dia, iniciando a fase de discussão e votação das matérias legislativas.
Ordem do dia: três projetos aprovados por unanimidade
Na ordem do dia da 40ª sessão, a Câmara Municipal de Castilho apreciou três projetos de lei do Executivo, todos em primeira discussão e votação. As três matérias foram aprovadas por unanimidade, demonstrando alinhamento entre os vereadores quanto aos temas apresentados.
PL 97/2025: “Natal Premiado – Comércio Valorizado” em Castilho
O primeiro projeto analisado foi o PL do Executivo nº 97/2025, que institui o Programa “Natal Premiado – Comércio Valorizado” no município de Castilho.
De acordo com a leitura feita pelo 1º secretário Itamar, a proposta tem como objetivo incentivar o comércio local no período natalino, por meio de ações que devem incluir sorteios de prêmios entre consumidores que comprarem em estabelecimentos participantes.
Ao abrir a discussão, o presidente concedeu a palavra ao vereador João Paulo de Souza Nogueira – João do Espeto (Avante), que defendeu com firmeza a participação ampla de todos os comerciantes, e não somente daqueles vinculados à Associação Comercial.
João do Espeto lembrou que o projeto inicial citava a Associação Comercial, mas que o presidente da Câmara já havia informado aos vereadores que o programa será voltado a todo o comércio castilhense. Ainda assim, o parlamentar quis registrar sua preocupação em plenário:
- Ele destacou que o comércio noturno historicamente recebe pouco foco em campanhas institucionais, mesmo sendo responsável por boa parte do movimento econômico após o horário comercial.
- Ressaltou que muitos comerciantes noturnos e empreendedores de delivery não fazem parte formal da associação, o que poderia deixá-los à margem da campanha se não houver cuidado na execução.
- Pediu para integrar a comissão que fará a gestão do programa Natal Premiado, com a finalidade de acompanhar de perto critérios, regras e alcance da ação.
“Eu quero ter a certeza que todos os comerciantes, principalmente os comerciantes noturnos e os de delivery, vão ser chamados para esses prêmios que vai ter”, afirmou João do Espeto, lembrando ainda que “o comércio noturno nunca teve algo que o fortalecesse”.
Ele argumentou que nenhum comerciante pode ser deixado de fora, e que o programa precisa abranger desde as lojas tradicionais até bares, lanchonetes, deliveries e estabelecimentos que trabalham majoritariamente à noite.
Encerrada a fala, o presidente constatou que não havia mais vereadores inscritos e colocou o PL 97/2025 em votação. O resultado foi de aprovação unânime dos 11 parlamentares.
PL 98/2025: ajustes na Lei Municipal 3.473/2025
O segundo item da pauta foi o Projeto de Lei do Executivo nº 98/2025, que “dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 3.473/2025 e dá outras providências”.
Durante a sessão, o texto completo da lei a ser alterada não foi detalhado, mas, em termos formais, o projeto faz ajustes em legislação já aprovada neste ano, a partir de necessidades identificadas pelo Executivo e por seus departamentos técnicos.
Sem pedidos de uso da palavra, o presidente João Paulo colocou o PL 98/2025 em votação. Novamente, o plenário se manifestou de forma uniforme: projeto aprovado por unanimidade.
PL 99/2025: crédito adicional para a Lei Aldir Blanc (PNAB)
O terceiro projeto da ordem do dia foi o PL do Executivo nº 99/2025, que “dispõe sobre abertura de crédito adicional especial para atendimento à Lei Complementar nº 14.399/2022, conhecida como Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB”.
Na prática, o texto autoriza o município a criar rubricas orçamentárias específicas e abrir crédito suplementar ou especial para que os recursos da Lei Aldir Blanc 2 possam ser recebidos e executados de forma regular em Castilho, financiando projetos, editais e ações culturais.
O 1º secretário Itamar realizou a leitura resumida da ementa, e o presidente abriu espaço para discussão. Não havendo manifestações, o projeto foi colocado diretamente em votação.
O resultado, mais uma vez, foi a aprovação unânime. Com isso, a Câmara dá o aval necessário para que o Executivo implemente, via orçamento municipal, as ações ligadas à PNAB.
Explicação pessoal: turismo, comércio e investimentos em pauta
Encerrada a ordem do dia, o presidente informou que não havia mais matéria a ser deliberada, restando apenas a fase de explicação pessoal, em que os vereadores utilizam a tribuna para tratar de temas diversos de interesse do município.
Foram registrados pronunciamentos dos vereadores Cristinei da Silva (Arapa), Daniel Batista de Oliveira e Itamar Vieira dos Santos. As falas giraram em torno de três eixos centrais:
- Turismo às margens do rio (Porto Dependência, peixes, pousadas, prainha municipal);
- Comércio local e impactos financeiros da saída de agência bancária;
- Emendas impositivas e investimentos em saúde e infraestrutura turística.
Arapa fala sobre Porto Dependência, pesca e queda nas vendas
O primeiro a se pronunciar foi o vereador Cristinei da Silva – Arapa (União Brasil). Ele iniciou cumprimentando o presidente, os colegas parlamentares, os servidores da Câmara, a imprensa e os presentes, destacando inclusive a presença de um cidadão conhecido como Isaldo, citado nominalmente por Arapa.
O vereador relatou que, no sábado anterior à sessão, participou de uma confraternização no Porto Dependência, organizada por moradores, piloteiros, empresários e donos de pousadas. Ele agradeceu o convite e registrou a presença dos colegas João do Espeto e Odair do Caminhão, além de citar o apoio de lideranças como Chicão e João Paulo Araújo.
Na sequência, Arapa chamou a atenção para o potencial turístico do Porto Dependência, defendendo que o Departamento de Desenvolvimento e a área de Turismo do município atuem com mais intensidade para estruturar o local. Para ele, o turismo é “muito forte naquela região”, mas precisa ser melhor explorado.
Entre as propostas apresentadas, ele mencionou:
- Soltura de alevinos no rio, em parceria com órgãos e empresas responsáveis pela hidrelétrica, para recompor o estoque de peixes;
- Retomada de telas de proteção e sistemas de piscicultura, que existiam antigamente e ajudavam a reduzir a descida de algas;
- Melhoria das condições ambientais do rio, hoje, segundo ele, “bem poluído de algas”, o que dificulta a pesca.
“A prática da pesca está se tornando quase impossível, e para turista vir para a nossa cidade tem que ter peixe”, resumiu Arapa.
Placas indicativas e sinalização para pousadas e turismo
O vereador também citou uma conversa com a vereadora Valéria Fávero, lembrando de placas de madeira indicativas de pontos turísticos, como o Engenho, que teriam sido instaladas anteriormente de forma particular.
Ele defendeu que a Prefeitura utilize esse modelo como inspiração para um projeto oficial de sinalização turística, com:
- Placas na entrada da cidade;
- Indicações no trevo da usina;
- Sinalização de rota para pousadas importantes da região, como Irapuru, Dani e Benevides;
- Indicação dos acessos ao Porto Dependência e ao Yacht Club.
Na avaliação de Arapa, um sistema completo de placas ajudaria a divulgar melhor os atrativos e daria um “incentivo visual” aos proprietários de pousadas, além de facilitar o deslocamento dos turistas.
Saída do Bradesco e pagamentos em Andradina afetam comércio
Outro ponto forte do discurso de Arapa foi a defesa do comércio local. Ele relatou que comerciantes de Castilho o procuraram para relatar a queda nas vendas depois que:
- A agência do Banco Bradesco deixou de operar no município;
- Os pagamentos da empresa Viralco passaram a ser feitos na agência de Andradina.
Segundo o vereador, muitos trabalhadores ainda preferem sacar o dinheiro em espécie e não têm familiaridade com internet banking ou cartões, o que faz com que o dinheiro seja retirado e gasto diretamente na cidade vizinha.
Arapa estimou que alguns estabelecimentos registraram queda de cerca de 30% a 35% nas vendas, impacto que ele considera grave.
Ele cobrou que o Executivo estude formas de:
- Atrair operações bancárias ou correspondentes de outras instituições para Castilho;
- Negociar com empresas pagadoras para que valores voltem a circular no comércio local.
“Estou aqui representando o comerciante e pedindo ajuda para eles”, afirmou o vereador, reforçando que a situação do comércio “não está fácil”.
Defesa de prainha municipal junto ao Rio Paraná
Na parte final de sua fala, Arapa retomou uma antiga reivindicação: a criação de uma prainha municipal em Castilho.
Ele questionou por que a futura prainha não poderia ser instalada na parte baixa, à beira do rio, em área próxima às pousadas e ao comércio da Avenida Osório Junqueira, em vez de em locais mais afastados.
A justificativa é econômica: se o turista precisar passar pela área central para chegar à prainha, ele será naturalmente incentivado a:
- Comprar carvão, roupas de banho, sandálias e acessórios;
- Consumir em bares, mercados e lojas;
- Movimentar diretamente a economia local.
Arapa mencionou um montante de R$ 2 milhões destinados ao setor turístico e disse acreditar que, com planejamento, é possível concluir obras necessárias no Yacht Club e, ao mesmo tempo, dar o pontapé inicial na estruturação da prainha municipal.
O vereador ainda lembrou que o comércio local enfrenta também a concorrência do comércio eletrônico, citando plataformas como Mercado Livre e Shopee, que vendem até produtos básicos de alimentação. Por isso, na sua visão, é preciso olhar com bons olhos para os comerciantes locais, sob pena de o comércio “padecer”.
Daniel destaca resort, Cachoeirinha e emendas para a saúde

O segundo a utilizar a tribuna foi o vereador Daniel Batista de Oliveira (MDB). Ele iniciou sua fala cumprimentando o presidente, os colegas e a população, desejando a todos um Feliz Natal e um final de ano excelente.
Daniel relatou que esteve reunido, no fim de semana, com o prefeito de Andradina, Mário Celso, com quem tratou de investimentos na área de turismo em Castilho.
Segundo o vereador, Mário Celso confirmou a intenção de construir um resort em território castilhense e pediu que essa informação fosse oficialmente comunicada à Câmara Municipal. Daniel afirmou que o empreendimento deverá começar em breve na área já conhecida pela população.
Além disso, o vereador informou que pediu ao prefeito andradinense que, usando seu acesso político e sua experiência, ajude Castilho a conseguir mais recursos e emendas para fortalecer o turismo e outras áreas estratégicas.
Investimentos no bairro Cachoeirinha e Rio Moinho
Daniel também destacou um compromisso do prefeito Paulo Duarte Boaventura com o bairro Cachoeirinha, às margens do Rio Moinho. Ele relatou que houve negociação com o Incra, por meio da qual o município recebeu uma área onde deve ser implantado um espaço de lazer para a população de Castilho passar seus finais de semana. #camara municipal de castilho
O vereador explicou que pretende continuar lutando por investimentos em outros pontos importantes, como o Pontal, lembrando que o objetivo estratégico é fortalecer a área turística como um todo.
Ele ressaltou ainda que Castilho já conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT), o que garante repasses anuais do governo estadual. No entanto, a meta futura é se tornar Estância Turística, o que elevaria esse valor de aproximadamente R$ 800 mil para algo em torno de R$ 3 milhões por ano, permitindo investimentos mais robustos em infraestrutura e atrativos. #camara municipal de castilho
Para aprofundar o contexto sobre turismo regional, matérias já publicadas em Castilho abordam essa transição para MIT e os desafios para chegar ao status de Estância Turística, como se vê em conteúdos da editoria de turismo e meio ambiente no portal Castilho Notícias. #camara municipal de castilho
Emenda impositiva garante R$ 140 mil por vereador para a saúde
Um dos pontos mais importantes da fala de Daniel foi a explicação sobre a emenda impositiva, mecanismo que permite aos vereadores destinar diretamente parte do orçamento municipal.
Segundo ele, com o modelo aprovado pela Câmara:
- Cada um dos 11 vereadores terá direito a R$ 140 mil em emendas para a área da saúde;
- Isso significa um total superior a R$ 1,5 milhão a ser injetado no setor, de forma vinculada e obrigatória.
Daniel lembrou que foi um dos autores do projeto que instituiu a emenda impositiva na Câmara Municipal de Castilho e celebrou o fato de que a proposta foi aprovada por todos os parlamentares. #camara municipal de castilho
Ele citou conversas com a vereadora Valéria Fávero, com Chicão e outros vereadores para definição das prioridades, destacando que esses recursos deverão ser usados para:
- Atender pacientes com catarata, incluindo cirurgias e consultas;
- Financiar a compra de aparelhos auditivos para pessoas com deficiência auditiva;
- Comprar equipamentos e veículos para a saúde, melhorando a estrutura de atendimento.
De acordo com o vereador, as emendas impositivas vão permitir que cada parlamentar olhe com mais tranquilidade para as necessidades da saúde em suas bases, ajudando a complementar os investimentos do Executivo. #camara municipal de castilho
Reconhecimento ao projeto Natal Premiado e à união dos vereadores
Daniel também aproveitou para cumprimentar o vereador Itamar Vieira dos Santos, lembrando que o colega tem “brigado” nas sessões pela valorização do comércio. Para ele, o Projeto 97/2025 – Natal Premiado é uma resposta concreta do prefeito às demandas levantadas na Câmara.
O parlamentar reforçou a importância de ações promocionais periódicas — Natal, Páscoa, campanhas sazonais — para aquecer o comércio e mitigar parte dos efeitos da inflação e da concorrência digital. #camara municipal de castilho
Ele concluiu sua fala enfatizando a unidade do Legislativo:
“Todos estão trabalhando, todos estão lutando, e todos estamos juntos. Juntos nós somos fortes”, declarou, reforçando a intenção de continuar buscando recursos para Castilho, tanto na saúde quanto no turismo.
Itamar faz resgate da época de ouro do turismo e do comércio

O último a falar na tribuna foi o vereador Itamar Vieira dos Santos (PSB), que também atua como 1º secretário da Mesa Diretora.
Ele deu “bom dia” ao presidente, aos colegas vereadores e à população que acompanhava a sessão pela rádio e pela transmissão da Câmara, e iniciou elogiando as falas de Arapa, Daniel e João do Espeto. #camara municipal de castilho
Itamar, que tem mais de 20 anos de atuação no comércio local, fez um resgate da época em que o turismo de pesca em Castilho era forte, especialmente quando a CESP ainda mantinha atividades intensas na região do rio. #camara municipal de castilho
Segundo ele, em tempos de abertura da pesca, as ruas da cidade ficavam cheias de turistas, muitos vindos do interior de São Paulo e de outros estados, atraídos pela abundância de peixes. #camara municipal de castilho
Com a saída da CESP e a redução das ações de piscicultura e proteção do rio, Itamar avalia que o turismo enfraqueceu muito, afetando diretamente o faturamento dos comerciantes locais. #camara municipal de castilho
Soltura de alevinos e atuação firme da Secretaria de Turismo
Alinhado ao que já havia sido dito por Arapa, Itamar ressaltou que hoje muitos pescadores não têm certeza se voltarão com peixe quando vão ao rio, tamanha a escassez. #camara municipal de castilho
Ele sugeriu que a Secretaria Municipal de Turismo, recém-estruturada com apoio da Câmara, atue de forma mais incisiva para:
- Desenvolver projetos de soltura de alevinos;
- Promover ações de limpeza e recuperação ambiental do leito do rio;
- Reaproximar Castilho dos turistas de pesca, que sempre foram parte importante da economia local.
O vereador lembrou ainda que já foi presidente da Associação Comercial e que, naquela função, defendeu com firmeza que as campanhas promocionais fossem abertas a todo o comércio, e não apenas aos associados. #camara municipal de castilho
Comércio como segundo maior empregador e força da promoção
Itamar destacou que o comércio de Castilho hoje é um dos maiores geradores de emprego da cidade, ficando atrás somente da usina em número de postos de trabalho. #camara municipal de castilho
Ele afirmou que:
- O comércio local é competente e preparado para atender a demanda de consumidores;
- Brindes, sorteios e promoções são ferramentas que atraem clientes e ajudam a aumentar o movimento, como se viu recentemente na Black Friday;
- O poder público precisa manter um apoio constante, por meio de campanhas e políticas como o próprio “Natal Premiado – Comércio Valorizado”.
Itamar encerrou sua fala reforçando que incentivos regulares ao consumo no comércio local são essenciais para manter empregos, renda e circulação de dinheiro dentro do município. #camara municipal de castilho
Encerramento da 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castilho
Após as falas em explicação pessoal, o presidente João Paulo Soares de Araújo verificou que não havia mais vereadores inscritos e declarou encerrados os trabalhos da 40ª Sessão Ordinária, agradecendo a presença de todos e reafirmando que a Câmara segue à disposição da população.
Na prática, a sessão desta segunda-feira deixou os seguintes resultados:
- Três projetos de lei do Executivo aprovados por unanimidade (PLs 97, 98 e 99/2025);
- Uma indicação formal (Indicação 224/2025, de Arapa) direcionada à segurança viária no Bairro Laranjeira;
- Debate público sobre turismo, comércio, saúde e investimentos em diferentes regiões de Castilho, como Porto Dependência, Cachoeirinha, Rio Moinho e Pontal. #camara municipal de castilho
FAQ
1. Quais projetos foram aprovados na 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castilho?
Foram aprovados três projetos do Executivo, todos em primeira votação e por unanimidade: o PL 97/2025, que cria o Programa “Natal Premiado – Comércio Valorizado”; o PL 98/2025, que altera a Lei Municipal 3.473/2025; e o PL 99/2025, que abre crédito adicional especial para execução da Lei Aldir Blanc (PNAB) no município. #camara municipal de castilho
2. O que pede a Indicação nº 224/2025 apresentada pelo vereador Cristinei da Silva – Arapa?
A Indicação 224/2025 solicita ao prefeito Paulo Duarte Boaventura que determine estudo técnico para instalar um redutor de velocidade na Rua Almirante Barroso, na altura do nº 946, Bairro Laranjeira, atendendo pedido de moradores que temem acidentes por causa da alta velocidade dos veículos. #camara municipal de castilho
3. Quem são os vereadores da 18ª Legislatura presentes na sessão?
Estiveram presentes os 11 vereadores: Ademar Onorio Ribeiro, Alexandre Lourenço Borges, Cristinei da Silva (Arapa), Daniel Batista de Oliveira, Itamar Vieira dos Santos, João Paulo de Souza Nogueira (João do Espeto), João Paulo Soares de Araújo, Odair de Oliveira Souza (Odair do Caminhão), Sebastião Reis de Oliveira, Severino Marcos dos Santos e Valéria Aparecida Benedito Fávero. #camara municipal de castilho
4. Quais foram os principais temas debatidos na explicação pessoal dos vereadores?
Os vereadores trataram principalmente de turismo e comércio: fortalecimento do Porto Dependência e das pousadas, necessidade de soltura de alevinos e recuperação do rio, criação de uma prainha municipal, impacto da saída do Bradesco e dos pagamentos em Andradina no comércio local, além das emendas impositivas para a saúde e investimentos no bairro Cachoeirinha e Rio Moinho. #camara municipal de castilho
5. Como funciona a emenda impositiva aprovada pela Câmara Municipal de Castilho?
A emenda impositiva permite que cada um dos 11 vereadores indique R$ 140 mil em investimentos específicos na área da saúde, somando mais de R$ 1,5 milhão em recursos obrigatórios para o setor. Esses valores podem ser usados em cirurgias de catarata, compra de aparelhos auditivos, aquisição de veículos, equipamentos e outras demandas da rede municipal de saúde. #camara municipal de castilho
CONHEÇA TAMBÉM NOSSOS CANAIS HIPERLOCAIS CASTILHO.JOR.BR MURUTINGA.JOR.BR GUARACAI.JOR.BR ANDRADINA.JOR.BR ITAPURA.JOR.BR ILHASOLTERIA.JOR.BR TRESLAGOASMS.COM
CANAIS TEMÁTICOS WEB10.NET.BR B10.NET.BR CASA&JARDIM.NET.BR
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: [email protected]
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/